Patrícia Maria Leal Soares Martins

Patrícia Maria Leal Soares Martins (n. 1960) é Professora Auxiliar na Faculdade de Letras de Lisboa. Licenciou-se em 1982; fez o mestrado em Literatura Francesa em 1984 e o doutoramento em Teoria da Literatura, na mesma faculdade, em 21 de junho de 1999. Publicou em 2003 a sua tese de doutoramento com o título Blanchot: A Possibilidade da Literatura (Edições Vendaval). Tem trabalhado recentemente na área da Literatura Portuguesa e sobre a obra de Fernando Pessoa em particular e lecionado as cadeiras de Estudos Pessoanos, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa Contemporânea. Nos últimos cinco anos tem coordenado no CLEPUL (FLUL), em projetos de investigação em Literatura Portuguesa dos séculos XX e XXI. 


Publicações entre 2009 e 2013:

«Fragmento», verbete para o Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, Fernando Cabral Martins (org), Lisboa, Edições Caminho, 2009.

«Carlos de Oliveira: A Natureza Variável das Palavras», Central de Poesia: A Recepção de Fernando Pessoa nos anos 40, Patricia Soares Martins, Golgona Anghel e Fernando Guerreiro (orgs), Lisboa, Edições do Clepul, FLUL, 2011.

«António Ferro e Colette: Um Encontro na Modernidade», Colóquio Letras, n.º 180, Setembro/Dezembro 2012.

Recensão a K. David Jackson, Adverse Genres in Fernando Pessoa, Oxford, Oxford University Press, 2010, Colóquio Letras, n.º 180, Setembro/Dezembro 2012.

No prelo: “A Experiência Literária em Fernando Pessoa e Maria Gabriela Llansol: da autobiografia sem factos à restante vida», Central de Poesia II: Livro do Desasocego: Perspectivas.


Comunicações entre 2009 e 2013:

Comunicação sobre Carlos de Oliveira no Colóquio Internacional Central de Poesia: A recepção de Fernando Pessoa nos anos 40, FLUL, 3 e 4 de dezembro de 2010.

Comunicação sobre o Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa e LisboaLeipzig  de Maria Gabriela Llansol no Colóquio Internacional Central de Poesia II: Livro do Desasocego. Perspectivas, FLUL, 5 e 6 de dezembro de 2012

“Duas versões de Pastoral no século XX em Portugal: O Guardador de Rebanhos  de Caeiro e Pastoral de Carlos de Oliveira”,  comunicação apresentada ao II Colóquio Internacional A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura, organizado pelas Professoras Doutoras Paula Morão e Cristina Pimentel, FLUL, 4-6 de dezembro de 2013.


Organização de seminários e conferências entre 2009 e 2013:

Membro da comissão organizadora (com Golgona Anghel e Tatiana Faia) do Colóquio Internacional Central de Poesia I: A Recepção da Obra de Fernando Pessoa nos anos 40, Flul, 3 e 4 de dezembro de 2009

Membro da comissão organizadora (com Golgona Anghel e Fernando Guerreiro) do Colóquio Internacional Poéticas do Rock em Portugal – Perspectivas para uma Literatura Menor, FLUL, março 2009.

Membro da comissão organizadora (com Golgona Anghel ) do Colóquio Internacional Central de Poesia II : Livro do Desasocego: Perspectivas, FLUL, Dezembro de 2012.


Trabalho de Edição:

Edição (com Fernando Guerreiro e Golgona Anghel) do Livro do segundo volume da publicação Central de Poesia, com o título Central de Poesia II: O Livro do Desasocego: perspectivas, Esfera do Caos, no prelo. Responsável pelo prefácio desta edição.


Teses de Mestrado e Doutoramento entre 2009 e 2013:

Arguente principal da tese de Mestrado de Maria do Rosário Diogo «1928-1940. Correspondência viva: Adolfo Casais Monteiro, João Gaspar Simões» (sob a direção do Professor Doutor João Luís Lisboa), apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em fevereiro de 2009.

Membro do júri da tese de doutoramento de Golgona Anghel «A Metafísica do Medo: Leitura da Obra de Al Berto» (sob a direção dos Professores Doutores Fernando Pinto do Amaral e Nuno Nabais), FLUL, abril de 2009.

Arguente principal da tese de Mestrado de João Paulo Temporão Albuquerque «O Estéril Amor Fecundo de Bernardo Soares» (sob a direção das Professoras Doutoras Silvina Rodrigues Lopes e Golgona Anghel), apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 9 de março de 2012.

Co-orientação (com o professor Carlos João) da tese de Mestrado em Filosofia de Maria Helena Costa Carvalho, intitulada «Filosofia e Literatura: o Sentido e a Medida de uma Relação Possível em Maurice Blanchot e Paul Ricoeur», defendida na FLUL a 17 de julho de 2013.