Maria da Conceição Baptista Marques Pereira

Maria da Conceição Marques Pereira ensina Português no Ensino Secundário, é investigadora integrada no CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), colaboradora no CEAUL (Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa), orientadora cooperante no Mestrado em Ensino do Português da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e formadora acreditada pelo CCPFC. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses (1984) e além do mestrado (2000) e do doutoramento (2007) em Teoria da Literatura, na FLUL, concluiu também duas especializações: uma em Ciências da Educação (2008), na Universidade Aberta, e outra em Estudos Portugueses – Língua Estrangeira / Língua Segunda (2012), na FLUL. As suas áreas de interesse incluem a literatura, incluindo a infantojuvenil, a ilustração, a banda desenhada, a multimodalidade, o nonsense, a tradução e o ensino do português como língua materna e língua estrangeira. Tem apresentado comunicações em congressos e publicado ensaios sobre alguns destes temas.


Algumas publicações:

2012. “‘Wanda e o Espelho’ de David Mourão Ferreira: Leitura”, O Conto na Lusofonia 2. Antologia Crítica, Maria Isabel Rocheta e Margarida Braga Neves, coord., Lisboa, CLEPUL.

2011. “‘Saudade da Infância’ de Mário Henrique Leiria: leitura”, Conto Português, Antologia Crítica, Maria Isabel Rocheta e Serafina Martins, coord., Lisboa: Caixotim.

2008. “Banda Desenhada, Cinema e Literatura ou As Aventuras do Barão Wrangel”, Não Vi o Livro, mas Li o Filme, Mário Jorge Torres, org., Ribeirão: Húmus.

2006. “Nonsense e Literatura Infantil: os Limericks de Edward Lear”, Actas do Segundo Congresso Internacional - Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário, Centro e Margens na Literatura para Crianças e Jovens, Fernando Fraga Azevedo, ed., Braga: Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho.

2005. “Glen Baxter: simulacro e literalização”, Olhares e Escritas, Ensaios sobre Palavra e Imagem, Rui Carvalho Homem e Maria de Fátima Lambert, eds., Porto: Faculdade de Letras, Universidade do Porto.