Um dos frutos mais expressivos do trabalho dos investigadores do CLEPUL junto das escolas materializou-se na criação de um Centro de Estudos Lusófonos (CEL) na Escola Secundária Gil Vicente, em Lisboa.

Tendo como responsável a Professora Maria Raquel Álvares e com a colaboração científica dos Professores Doutores Vania Chaves e Alberto Carvalho do CLEPUL, o CEL nasce, no ano letivo 2002/2003, da necessidade de compreender e de viver melhor o nosso tempo, criando um espaço privilegiado de abordagem pedagógica e didáctica de temáticas das literaturas lusófonas

O CEL conta com a participação dos professores e dos alunos da ESGV e está aberto a outras colaborações individuais e institucionais. Trabalha-se no sentido de:

• desenvolver o gosto pela leitura de autores de países de língua oficial portuguesa;
• adquirir interesse pela aprendizagem de textos que vão funcionar como veículos unificadores de diferentes culturas;
• alargar a informação sobre países, culturas e civilizações diversificadas;
• despertar a comunidade escolar para a existência de uma tradição cultural muito rica em mitos e lendas;
• conhecer a profusão de vertentes artísticas e as respetivas origens, a fim de melhor compreender as suas influências estéticas, temáticas e ideológicas sobre o passado e o presente do universo lusófono.

Os participantes dedicam-se ao estudo das tradições orais e escritas interessantes do ponto de vista dos conteúdos escolares, de forma a alargar o conhecimento do mundo e criar uma maior consciência da diversidade da língua portuguesa, e procuraram fomentar a aquisição de outras competências transversais previstas nos currículos dos Ensinos Básico e Secundário.

Neste sentido, levam-se a cabo linhas de investigação que incluam a realização de ações e de cursos e que possam culminar na edição de textos e de outros materiais de apoio pedagógico.

O Centro desenvolve atividades de divulgação da cultura dos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente da sua produção literária e poética.
 
Disponibilizamos aqui alguns materiais pedagógicos já elaborados pelo CEL e apoiados pelo CLEPUL, como uma ferramenta pedagógica importante para os professores do Ensino Secundário e Básico.