Projeto de Edição Anotada e Atualizada da Obra Completa de Padre António Vieira

A vida, a ação e a obra do Padre António Vieira têm merecido nas últimas décadas um interesse redobrado dos investigadores, professores e cultores da língua e da cultura portuguesas. Sendo Vieira uma das figuras mais proeminentes e multifacetadas da história de Portugal e do Brasil, diversos estudos têm vindo a lume nas mais variadas áreas de conhecimento sobre este autor (literatura, história, ciência política, teologia, filosofia, filologia, economia, antropologia, sociologia, direito, gestão, astrologia, astronomia...), os quais têm contribuído para chamar a atenção para a dimensão e importância do percurso deste pregador jesuíta, assim como para valorizar justamente o lugar da sua obra no quadro da cultura ocidental. Neste sentido, na sequência das comemorações do IV Centenário do nascimento do Padre António Vieira, realizadas entre 2008 e 2010, entendemos que o melhor legado que poderemos deixar à posteridade será promovermos um trabalho de edição sistemática da sua obra, capaz de torná-la conhecida e acessível ao grande público e divulgada internacionalmente.

Contando com a colaboração de cerca de uma centena de especialistas e investigadores que se têm dedicado aos estudos vieirianos ou afins, pretendemos preparar uma edição atualizada e anotada, em suporte de papel e em suporte digital, da Obra Completa do Padre António Vieira. Na sequência do trabalho de preparação da obra integral, prepararemos um Dicionário Multimédia de Vieira e uma seleta da obra vieirina traduzida em 12 línguas de circulação internacional. 

Carácter inovador do projeto


Ultimamente muito se tem dito e escrito sobre Vieira, mas não existe uma edição da obra global e atualizada deste pregador barroco. Pensamos que uma obra desta natureza poderá constituir um contributo inédito, necessário e de referência obrigatória para promover o conhecimento, a divulgação, a investigação e facilitar o ensino da obra do Padre António Vieira, figura eminente das nossas Letras. 

Objetivos a concretizar