Maria de Fátima Raposo de Mendonça

E-mail: fatmendonca@yahoo.com  

Fátima Mendonça é investigadora integrada do CLEPUL desde 2007 e  Consultora do Projeto PTDC/CLE-LLI/122229-/2010) (coordenado por Margarida Calafate Ribeiro, CES-Universidade de Coimbra) De S. Paulo de Luanda a Luanda, de Lourenço Marques a Maputo - capitais coloniais em tempos pós-coloniais. Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo até 2004 (ano em que se reformou), lecionou, desde 1977, várias disciplinas, entre as quais Literatura Moçambicana, Literatura Comparada, Literaturas Africanas Comparadas, Retórica e Poética, Literaturas da África Austral e Literatura e Outras Artes. Examinadora externa nas Universidades do Zimbabwe de Durban-Westville e professora convidada nas Universidades Patrice Lumumba (Moscovo), Rennes, Poitiers, Salamanca, Santiago de Compostela, Witwatersrand (Johannesburg), Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem também realizado diversas atividades de extensão, nomeadamente no Ministério da Educação e Cultura de Moçambique, como Consultora para elaboração do currículo do Instituto Superior de Artes e Cultura (2009).

Participou na elaboração do Documento sobre  uma política nacional do livro; assessorou o projeto Capacity Building do Banco Mundial para elaboração dos programas de Língua Portuguesa de 11.ª e 12.ª classes; participou na definição dos objetivos e conteúdos do ensino da língua portuguesa no quadro do Sistema Nacional de Educação de Moçambique - Instituto Camões; participou no Programa de Certificação de Professores de Português Língua Estrangeira da Universidade Nova de Lisboa/Instituto Camões; criou e coordenou a Comunidade de Leitores do Instituto Camões (2008 e 2009); organizou e participou com comunicações sobre literatura portuguesa no Curso de Literaturas em Língua Portuguesa; coordenou e moderou mesas redondas, nomeadamente, "Línguas e Culturas: o caso do Português debate integrado no colóquio Português, Língua Global" (2008), por ocasião da visita a Moçambique do Presidente da República Portuguesa; "Literatura da CPLP: criação literária, circulação e recepção do livro" (2000), debate  no âmbito da Cimeira da CPLP realizada em Maputo; "Pontes Lusófonas — mesa redonda" (moderadora com Eugénio Lisboa). 

Desenvolveu ainda atividades enquanto membro da Comissão Científica do IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (Brasil, Ouro Preto, de 8 a 11 de novembro de 2010) e Colaboradora na arbitragem científica dos e-cadernos CES, nomeadamente no seu n.º12, subordinado ao tema  Outras Áfricas: heterogeneidades, (des)continuidades, expressões locais. Tem participado como membro de júris de prémios literários: Membro do Júri do Prémio de Literaturas Africanas Marquês de Valle Flor (2010). Prémio José Craveirinha, Júri Internacional da Zimbabwe International Book Fair e responsável pela selecção dos Africa 100 best books. Foi membro fundador da Associação dos Escritores Moçambicanos, de cujos órgãos directivos fez parte como Vice-Presidente da Assembleia Geral e Presidente do Conselho Fiscal.- Membro da Associação Internacional de Literatura Comparada, da Modern Languages Association (MLA) e da APELA (Association pour l’Étude des Littératures Africaines) 

A sua investigação situa-se no campo da História Literária de Moçambique, numa perspetiva comparatista. Esta investigação está agora orientada para a análise das relações entre a literatura moçambicana (ficção narrativa, poesia e ensaísmo) produzida nas décadas de 40/60 e as ideias estéticas oriundas dos movimentos modernistas com incidência sobre o dadaísmo, o surrealismo francês, movimentos portugueses de presença e neorrealista e do modernismo brasileiro. Alguns resultados já  foram divulgados sob a forma de comunicações e ensaios, alguns dos quais reunidos em livro Literatura Moçambicana: as dobras da escrita (2012).


Publicações

João Albasini e as luzes de Nwanzengele (co-auotra). Lisboa: CLEPUL (no prelo). 

2012. Literatura Moçambicana – as dobras da escrita. Maputo: Ndjira.

2012. "Imprensa e circulação de ideias em Moçambique". In Cláudia Castelo e outros (Org.), Os outros da colonização. Lisboa: ICS, pp. 193-220. 

2012. "Ensaios (2009 a 2012). Tópicos para discussão: os críticos, a crítica e os conceitos ao Sul". In Maria Nazareth Soares Fonseca e Maria Zilda Ferreira Cury (Org.). África: dinâmicas culturais e literárias. Belo Horizonte: PUCMinas, pp. 88-107.

2011. "Poetas do Índico – 35 anos de escrita". Mulemba, n.º 4, julho 2011, pp 16-37.

2010. "Hibridismo ou estratégias narrativas? modelos de herói na ficção narrativa de Ngugi wa Thiongo, Alex La Guma e Joao Paulo Borges Coelho". In Mar Garcia e outros. Hybridations problématiques dans les littératures de l´Océan Indien. Saint Pierre: Editions K'Á, pp. 201


Participação em eventos científicos:

2012 (dezembro). "Apropriações e transformações em Godido de João Dias", Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Universidade de Aveiro.

2012 (outubro). "Recepção de Jorge Amado em Moçambique", Colóquio O Brasil de Jorge Amado - perspectivas interculturais. Universidade de Rennes 2.

2011 (23-25 de novembro). "Língua(s) e campos artísticos em Moçambique", II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa promovido pela UCCLA, Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Natal (Brasil).

2011 (7-8 de julho). "A recepção dos movimentos modernistas em Moçambique", Colóquio Re-writing/Re-memoring  History in Literature through the Colonial/Poscolonial Junction, Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2010 (8-11 de novembro). "Debate Diálogos impertinentes: A crítica literária na África de Lingua Portuguesa", IV Encontro de Professores de Literaturas africanas de língua portuguesa,  Brasil- Ouro Preto.

2010 (15-16 de novembro). "Imprensa republicana em Moçambique", Colóquio Internacional Em torno de duas Repúblicas: 15 de Novembro de 1889-5 de Outubro de 1910, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2010 (2 de dezembro). "Tópicos para um debate sobre a crítica literária em Moçambique", Jornada de homenagem a Alberto Carvalho: escrita e escritas africanas, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

2009 (23-24 de setembro). "Mesa redonda Literaturas nacionais e produção de conhecimento", Colóquio de Homenagem a Aquino de Bragança Como fazer Ciências Sociais e Humanas em África: Questões Epistemológicas, Metodológicas, Teóricas e Políticas, Centro de Estudos Africanos, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo.

2009 (outubro). Conferências e palestras Rui de Noronha, o esquecido, Instituto Camões, Maputo.

2009 (abril). Jornada de Estudos “Literatura, história e interculturalidade nos países africanos de língua oficial portuguesa", promovida pelo Pôle de Recherches Interuniversitaires sur les Pays de Langue Portugaise  da Universidade de Rennes-2.

2009 (23-25 de abril). "Hibridismo ou estratégias narrativas? modelos de herói na ficção narrativa de Ngugi wa Thiongo, Alex La Guma e Joao Paulo Borges Coelho", Comunicação no Congresso Internacional A Hibridição nas Literaturas do Oceano Índico, Universidade Autonoma da Barcelona.

2009 (janeiro). "Produção artística, indústrias culturais e poder político em Moçambique - evidências e paradoxos", Programa de Doutoramento Pos-colonialismo e cidadania global,  CES, Universidade de Coimbra, Janeiro de 2009.