Elisabete Ricardo Gomes

Elisabete Ricardo Gomes é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluído em 1994, com 13 valores; possui uma pós-graduação no Ramo de Formação Educacional de Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluído em 1996, com 14 valores; é mestre em Estudos Românicos, na área de especialização de Estudos Brasileiros e Africanos de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluído em 2006, com a classificação de “Bom com Distinção”. É doutoranda em Estudos Românicos, em fase de escrita de Tese de Dissertação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Ensino da Literatura. É investigadora do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), integrada no Grupo 2: Culturas e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

É Professora do Quadro de Escola, colocada na Escola Secundária Fernando Namora, Amadora, sendo professora do ensino oficial desde 1995. É Formadora pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional (I.E.F.P.), certificado n.º EDF 5870/98 DL, e Formadora pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios de A46 - Português/Língua Portuguesa e A57 – Literatura(Portuguesa, Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa), com o registo CCPFC/RFO-31262/12, em 30 de Março de 2012. Desempenhou a atividade de Formadora de Inglês pelo IEFP e pelo CENFIM, de 1998 a 2001 em cursos profissionais de nível 3 (ensino secundário).

Formação Recebida: Parte escolar do Mestrado em Literaturas Românicas, na área de especialização em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, concluído em 2001; Certificate of Proficiency in English, University of Cambridge, certificate Grade B, examination date: June 1991, Lisbon, Reference Number: 916PT0088029.



Publicações, comunicações e projectos:

2010. Co-autora do livro Vozes de Cabo Verde e de Angola: quatro percursos literários, Lisboa: CLEPUL (apoio da FCT);

Participação no projecto Literatura e Pedagogia do CLEPUL (em desenvolvimento), com o apoio do FCT.