Carla Maria Lopes Ferreira

Carla Maria Lopes Ferreira (n. 1967) é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, na Variante de Estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1989); mestre em Estudos Românicos, com especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2004), tendo defendido uma dissertação intitulada a “Conquista da Cidade na narrativa de Luandino Vieira”, orientada pelo Professor Doutor Alberto Carvalho; e doutorada com Distinção e Louvor no ramo de Estudos de Literatura e de Cultura, especialidade em Ensino da Literatura, também pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2010), com o desenvolvimento da investigação "Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: Percursos da Narrativa", sob a orientação da Professora Doutora Maria Isabel Rocheta.

Investigadora do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Grupo de Investigação 2: Culturas e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa), é Coordenadora do Projeto de Investigação “Literatura e Pedagogia”, no âmbito do trabalho de investigação desenvolvido referido Grupo. Foi membro da Comissão Coordenadora do II Colóquio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa para a Infância e Juventude, coordenou a Jornada Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Perspetivas Didáticas, no dia 28 de novembro de 2012.  Tem apresentado inúmeras comunicações em conferência e tem participado em vários projetos de investigação, nas áreas da Literatura e Cultura Africanas, Literatura Infantil e Juvenil, Direitos Humanos, entre outras. Além da atividade ligada à investigação e docência, tem desempenhado funções de orientação e supervisão pedagógica e ainda de gestão e administração (Subdirectora-Geral da Direcção-Geral da Inovação e do Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação; representante do Ministério da Educação em diversos órgãos – Conselho Coordenador do Ensino Particular e Cooperativo, Comissão Interministerial de Luta Antitoxicodependência, Comissão Nacional de Protecção de Menores —; Gestão dos Núcleos do Ensino do Português no Estrangeiro, Ensino do Português, Ensino Particular e Cooperativo e Avaliação do Ensino Básico e Secundário, no âmbito das competências da Direcção-Geral da Inovação e do Desenvolvimento Curricular; entre outros).

Publicações selecionadas:

2012. “'No galinheiro, no devagar do tempo', de Ondjaki. Uma leitura”, in Maria Isabel Rocheta e Margarida Braga Neves (Coord.), O Conto na Lusofonia 2, Antologia Crítica, Lisboa, CLEPUL, pp. 159-167.

2012. Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: percursos de leitura da narrativa, Lisboa, CLEPUL.

2012. “Na filiação da palavra pedagógica”, in Daniel Lacerda (dir.), Latitudes, Cahiers Lusophones, n.º 41-42, janvier, pp. 78-87.

2009. A Conquista da Cidade na narrativa de Luandino Vieira, Lisboa, Vega (com Recensão Crítica do Dr. Laborinho Lúcio publicada no Jornal de Letras – Julho de 2009).

2010. ‘“O Rei dos Papagaios’, de Manuel Rui. Uma leitura”, in Maria Isabel Rocheta (Coord.), Antologia de Contos Lusófonos, Lisboa, Caixotim, pp. 151-160.

2008. “Poemas de Alda Lara: Uma leitura da infância”, Revista Crioula, edição n.º 4, São Paulo, USP.