Ana Cristina Machado Trindade

Ana Cristina Machado Trindade nasceu em 1956 e concluiu a licenciatura em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1978. Fez o mestrado em História Moderna na Universidade da Madeira, em 1999, e nessa mesma universidade concluiu o doutoramento em 2011. Dedica-se, sobretudo, ao estudo de temas de História Religiosa. É professora do Ensino Secundário, tendo também lecionado, a nível superior, no ISCE e no ISAL. Foi investigadora integrada no Centro de História de Além Mar, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, presentemente, pertence ao CLEPUL, da Universidade de Letras da Universidade de Lisboa

Obra Publicada

2012 (novembro). “Plantar Nova Christandade” – um desígnio jacobeu para a Diocese do Funchal. D. Frei Manuel Coutinho - 1725-1741, publicado pela Direcção Regional dos Assuntos Culturais, Secretaria Regional de Turismo e Cultura. 

2005 (dezembro). “O programa de Iconografia Mariana da Sacristia da Igreja de S. João Evangelista do Funchal”, publicado pela ISLENHA, n.º 37. 

2003 (dezembro). O Auditório Eclesiástico do Funchal – Espólio Documental do Século XVII, editado pelo ISAL.

2003 (dezembro).“A Igreja e Processo de Implantação dos Liberalismos Ibéricos (1808-1851” publicado pela ISLENHA.

2003. “O Regimento dos Auditórios Eclesiásticos do Bispado do Funchal”, publicado pela Lusitania Sacra, Tomo XV.

1999. A Moral e o Pecado Público na Madeira na Segunda Metade do Século XVIII, editado pelo CEHA.