Arijana Medvedec

Arijana Medvedec é doutoranda do Programa Interdepartamental em Cultura e Comunicação (FLUL) e está a desenvolver um estudo comparado em literaturas insulares croata e portuguesa. Também possui Mestrado em Literaturas Comparadas Portuguesa e Francesa, com uma Dissertação em Literatura Tradicional Portuguesa «Mãos nos Contos Populares e Lendas de José Leite de Vasconcelos» (FCSH/UNL), e Licenciatura em Línguas e Literaturas Inglesa e Francesa, com uma Dissertação em Literatura Inglesa «D. H. Lawrence’s Lifelong Quest» (Faculdade de Letras de Zagreb, Croácia).

Desde 1996 trabalha como docente, tradutora e revisora nas áreas das línguas inglesa e portuguesa no Instituto Piaget, Lisboa. Tem também exercido outras atividades profissionais, na maior parte das vezes relacionadas com a promoção da cultura croata, como sejam tradução técnica e literária (Zoran Živkovic, Biblioteca/Biblioteka, Cavalo de Ferro, 2005; Miljenko Jergovic, Marlboro Sarajevo/Sarajevski Marlboro, Cavalo de Ferro, 2004), formação, interpretação de conferência e organização de eventos.

Arijana Medvedec é um dos membros fundadores da CompaRes – Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (2007), com presença regular nas «Semanas de Intercâmbio Cultural Ibero-Eslavo», nomeadamente através de apresentação de artigos e participação em mesas redondas, recitais de poesia e comissões organizativas das Conferências Internacionais «Culturas Ibero-Eslavas em Contato e Comparação» (CompaRes/CLEPUL/FLUL). Desde 2008 integra o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integrada no Grupo 5 - Interculturalidade Ibero-Eslava, no Projeto «Ideias de Portugal no Mundo Eslavo» (FLUL), tendo publicado nas suas revistas científicas e colaborado em projetos de edição. Tem ainda participado em júris de provas de mestrado, conferências e mesas redondas noutras instituições académicas, assim como em lançamentos de livros e entrevistas da comunicação social.