Dicionário de Personagens da Novela Camiliana

Autoria: AA.VV.
Coordenação: Maria de Lourdes A. Ferraz
TítuloDicionário de Personagens da Novela Camiliana
Local: Lisboa
Edição: Caminho
Data: 2003
ISBN: 978-972-2115-20-9









Este Dicionário de Personagens não é um normal ou vulgar dicionário de personagens, onde estas sejam apresentadas numa simples ordem alfabética com uma caracterização física, psicológica e social que as individualiza. É um dicionário que procura mostrar não só personagens de Camilo, mas demonstrar que elas são, efetivamente, na quase infindável novelística do autor, personagens camilianas. Não são estas personagens ideias vestidas, como tantas vezes acontece mesmo em romances ditos "realistas". Não são representações simbólicas, como de certo modo ainda o eram as personagens de Almeida Garrett, nem se apresentam como tipos, como serão as personagens de Eça de Queiroz. Também não são pessoas reconhecíveis, transpostas para o universo de ficção. 

O que poderá motivar o leitor a ler Camilo - e esse é de facto o mais importante objetivo deste trabalho — é a multiplicação discursiva da novelística camiliana, em geral pouco conhecida, apesar de Camilo ser considerado um dos grandes autores portugueses do século XIX. A sua imaginação descritiva e acional consegue verbalizar, em torno de enredos não muito diversificados, um mundo de sentimentos e procedimentos aparentemente tão infinito quanto o pode ser a diversidade da felicidade ou infelicidade humana, reduzida a um enredo que a própria vida desenrola entre o nascimento e a morte, enredo sempre desencadeado pelas energias positivas e negativas que o amor liberta. 

É pois a vida das personagens, em cada novela, o que o leitor poderá conhecer e essa vida está completamente determinada no discurso do autor, na sua própria paixão pelo mundo que faz viver.