Cadernos de Literatura de Viagens N.º 2. Subsídios para o Estudo dos Índios das Américas

Autoria: AA.VV. 
Coordenação: Fernando Cristóvão 
Título: Cadernos de Literatura de Viagens N.º 2. Subsídios para o Estudo dos Índios das Américas
Local: Coimbra
Edição: Almedina/CLEPUL
Data: 2010
ISBN: 978-972-40-4359-3









"É objetivo desta coleção CADERNOS, facultar aos estudiosos, sobretudo universitários que preparam suas dissertações, sugestões e elementos documentais para desenvolverem e aprofundarem os seus estudos em matérias diversas.

Este CADERNO 2 apresenta algumas ideias e informações documentais no que se refere à colonização dos índios das Américas, por parte de espanhóis e portugueses.

Assim, são apresentados conceitos e documentação sobre "guerra justa", "direito das gentes", "legitimidade" ou "ilegitimidade" das conquistas,âmbito das autoridades papal ou das coroas ibéricas, bem como informação sobre as grandes controvérsias teológicas e jurídicas, de Burgos ou Valladolid, e consequentes medidas legislativas.

Do mesmo modo se facultam reflexões e textos sobre a questão dos índios do norte do Brasil,posterior às controvérsias espanholas, e que delas colheu sugestões úteis, sobretudo a partir da Carta Régia de 1570, de D. Sebastião, e leis posteriores.

Reflexões essas integradas num conjunto historiado de considerações sobre o caso da pacificação e dignificação dos índios brasileiros."