Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: percursos de leitura da narrativa

Autoria: Carla Ferreira
Título: Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: percursos de leitura da narrativa
Local: Lisboa
Edição: CLEPUL
Data: 2012
ISBN: 978-989-8577-02-3










A reflexão desenvolvida sobre os programas da disciplina de Português no ensino secundário, desde a instituição deste nível de ensino até à atualidade, evidencia que os currículos evoluíram no sentido de contemplarem nos nossos dias, a par de uma maior liberdade e criatividade, a perceção da diversidade.
O universo das literaturas de língua portuguesa, na sua pluralidade, constitui para os jovens leitores um interessante meio de aprendizagem das múltiplas e complexas dimensões da vida, já que a fruição literária representa um valioso contributo para a construção do Eu.

No âmbito do Reader-Response-Criticism e das suas implicações no ensino da literatura, verifica-se como o leitor se envolve no universo ficcional, participando na construção da significação literária, particularmente da narrativa. À luz desta teoria, apresentam-se propostas inovadoras de atividade de descoberta e interpretação do texto literário no contexto do ensino secundário.

Partindo de cinco diferentes textos [A árvore das palavras de Teolinda Gersão, “Nós matámos o Cão-Tinhoso” de Luís Bernardo Honwana, Quem me dera ser onda de Manuel Rui Monteiro, “Vida e morte de João Cabafume” de Gabriel Mariano, e Capitães de Areia de Jorge Amado] de cinco das literaturas de língua portuguesa, propõe-se uma interpretação conducente à consciencialização das linhas de sentido convergentes e divergentes neles presentes, de modo a guiar os alunos não só na compreensão do universo narrativo, como também no esboço, através da obra literária, de percursos de vida.