Repensar a Europa. Europa de longe, Europa de perto

Autoria: AA.VV.
Coordenação: José Eduardo Franco, Beata Cieszynska, Teresa Pinheiro
Título: Repensar a Europa. Europa de longe, Europa de perto
Local: Lisboa
Edição: Gradiva
Data: 2013
ISBN: 978-989-616-531-4









Prefácio de José Manuel Durão Barroso.
Apresentação de Viriato Soromenho-Marques.

“A Europa está na ordem do dia. Muitos temem pela sobrevivência do projeto utópico de uma Europa Unida concretizado em parte na União Europeia durante a segunda metade do século passado. A crise do euro e do sistema financeiro está a abalar a confiança nas instituições eurocráticas e a levantar uma cortina cinzenta de incerteza em relação ao futuro.

Os debates têm estado centrados obsessivamente na economia e pouco noutras questões de fundo por onde passa, sobremaneira, o aprofundamento da unidade europeia. As questões relativas à construção de uma cultura, de uma ciência e de uma identidade europeias enquanto bases de uma cidadania sentida como comum têm sido gravemente secundarizadas.

Esta obra pretende contribuir para recentrar a reflexão sobre a Europa regressando ao âmago da questão, passando em revista os fundamentos das identidades europeias de modo a compreender melhor os problemas do presente e perspectivar caminhos novos para o futuro.

Especialistas de várias áreas do saber e de diferentes nacionalidades dão aqui o seu contributo para repensar a Europa que queremos que seja de todos nós.”