Dominicanos em Portugal. História, Cultura e Arte

Coordenação: Ana Cristina da Costa Gomes; José Eduardo Franco
Título: Dominicanos em Portugal: História, Cultura e Arte - Homenagem a José Augusto Mourão
Local: Lisboa
Edição: Alêtheia Editores
Data: 2010









A Ordem dos Pregadores, mais conhecida por Ordem dos Dominicanos, é um dos institutos religiosos mais influentes na história da cultura portuguesa. 

Há uma carência enorme, no nosso país, de estudos sistemáticos e de instrumentos de conhecimento sobre as ordens religiosas, nomeadamente sobre as ordens mendicantes fundadas na Baixa Idade Média pelos irmãos Domingos de Gusmão e Francisco de Assis e, cujo ideal de vida e acção evangélicas deram origem aos Dominicanos e aos Franciscanos, árvo¬res que floriram com diversos ramos. 

Assim como os Franciscanos, os Dominicanos formaram grandes figuras que marcaram a cultura portuguesa e europeia, como São Tomás de Aquino e Frei Bartolomeu dos Mártires. 

Reunindo um grupo notável de especialista nas áreas da História, da Cultura e da Arte, Dominicanos em Portugal pretende oferecer um contributo importante para que a vida e acção da Ordem dos Pregadores seja mais bem conhecida e compreendida na sua relação a deriva histórica do nosso país. 

Desde os tempos medievais até á actualidade, o presente livro oferece uma visão espraiada na longa duração multissecular da longa caminhada dos Dominicanos até aos nossos dias.