Europa de Leste e Portugal. Realidades, relações e representações

Autoria: AA.VV.
Coordenação: José Eduardo Franco, Teresa Pinheiro, Beata Elzbieta Cieszynska
Título: Europa de Leste e Portugal. Realidades, relações e representações
Local: Lisboa
Edição: Esfera do Caos
Data: 2010
ISBN: 978-989-8025-98-2










Europa de Leste é menos uma expressão que designa uma realidade geográfica e mais um conceito que procurou abranger, durante a Guerra Fria, um importante bloco político-ideológico. Pela distância que deles nos separava, os países organizados politicamente em regimes comunistas na orla do regime soviético situavam-se num horizonte longínquo, mais imaginado do que conhecido.

Pela primeira vez em Portugal é publicado um livro cientificamente bem fundamentado, onde se ensaia a redescoberta dos povos e culturas dos países ditos da Europa de Leste na sua relação com Portugal.

Com esta obra ficamos a conhecer o que Portugal e a Europa de Leste têm em comum e o que têm de muito diferente – os traços de mentalidade convergentes e divergentes e, acima de tudo, como Portugal foi visto pelos países do bloco chamado de Leste e como nós fomos olhando, representando e imaginando aquele lado da Europa.

Pelos seus conteúdos e pela proposta de análise comparatista numa perspectiva ibero-eslava, pioneira em Portugal este livro tem grande valor para quem se interessa pela cultura dos povos europeus e pelas suas representações filosóficas, políticas e artísticas.