Ensaios Oitocentistas

Autoria: Maria de Lourdes Ferraz
Título: Ensaios Oitocentistas
Local: s. l.
Edição: Caixotim
Data: 2011
ISBN: 978-989-8100-38-2









"Reúnem-se neste volume ensaios de Maria de Lourdes Amaral Ferraz, esparsos em diversas revistas e, assim, de difícil acesso, publicados entre 1986 e 2005. É pois uma reflexão que se desenvolve e aprofunda ao longo de cerca de vinte anos aquela que aqui se espelha em dezassete estudos. Conhecendo nós a originalidade, o saber e o rigor que os caracterizam, tornando-os insubstituíveis, e, portanto, a urgência da sua reedição, propusemos-nos organizar este volume, para o que contamos com a anuência da autora.
[...]
Quisemos nós, no entanto, trazer à estampa os textos cujo conhecimento maior falta faz ao estudo da literatura portuguesa oitocentista – um dos domínios em que trabalhamos. Note-se, aliás, que os ensaios aqui publicados, iluminando as diversas facetas da ironia e esclarecendo a história e a dinâmica da construção das personagens, em muito são reveladores da reflexão teorizadora de Maria de Lourdes Ferraz.
Estamos convictas de que este livro – e assim podemos designá-lo, pois preside aos estudos que o compõem uma incessante e coerente indagação perscrutadora – constitui um marco fundamental para o conhecimento do século XIX em Portugal."

(excerto de “Limiar”, de Maria Isabel Rocheta, Margarida Braga Neves e Serafina Martins)