Bem-vindo ao CLEPUL, Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O CLEPUL foi criado pelo Professor Jacinto Prado Coelho, em 1975, com o nome abrangente de Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa. Esta Unidade de Investigação em Ciências Literárias nasceu com o ideário de promover pesquisa e conhecimento inovador sobre o universo das literaturas e suas expressões culturais dos países que falam Português.

O CLEPUL tem 531 investigadores, distribuídos por 8 grupos de investigação que desenvolvem, em interacção com uma vasta rede de relações nacionais e internacionais firmadas protocolarmente, pesquisa em diversas áreas das Ciências Literárias e da História da Cultura, desde o Algarve ao Porto, passando pelas Ilhas Atlânticas, desde a Austrália ao Canadá, e mantendo relações privilegiadas com o Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor-Leste. 

O CLEPUL é um dos maiores centros de investigação em Portugal e o que possui o maior número de jovens investigadores, incluindo bolseiros de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. 

A ligação à comunidade é um ponto de honra deste Centro, através de protocolos com autarquias e outras instituições, organização de jornadas, colóquios e congressos, além de apoio editorial e científico. 


Nota: Quando este vídeo foi feito (2012), existiam apenas 7 grupos e 4 polos no CLEPUL. Atualmente existem 8 grupos e 5 polos.