O CLEPUL –  Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa retoma em Setembro, com esta plataforma, o trabalho biobibliográfico que vinha desenvolvendo em www.escritores.online, encerrado pelo seu fundador em 13 de Abril de 2018.

Meses depois, regressamos ao projecto de ser a casa comum da escrita lusófona: recuperamos parte da matéria além inserta, enquanto lançamos linhas novas que significam a vitalidade de um Centro com mais de 500 investigadores, nacionais e estrangeiros. Desde logo, oferecemos os milhares de páginas constantes da Biblioteca Lusitana [BL] e do Dicionário Bibliográfico Português [DBP], mantendo a grafia de Diogo Barbosa Machado e de Inocêncio Francisco da Silva e sucessores.

A par do repositório da Universidade de Lisboa, de www.lusosofia.net, das bases de dados (Bibliografia do Conto, Arquivo Digital da Literatura Oral Tradicional, índices da Brotéria, entre outros), digitalização de publicações, caso da Revista Lusitana e outras, ou de oferta de ebooks, tudo em www.clepul.eu, consideramos decisiva a ligação imediata ao mercado editorial, honrando os criadores de todos os géneros e latitudes na sua inspiração lusíada.
O acompanhamento regular de iniciativas e o noticiário em dia são de interesse geral, pelo que convidamos autores, editores, livreiros e outros agentes a acompanhar-nos. Outros links irão concorrer para uma actualidade que desejamos atenta, questionadora e profunda. 

Ernesto Rodrigues