Colóquio Internacional
Jorge de Sena no Centenário do seu Nascimento
FLUL, 17 e 18 de Outubro de 2019

Jorge de Sena, nome ímpar da literatura e da cultura portuguesas, nasceu em Lisboa a 2 de Novembro de 1919 e viveu exilado no Brasil entre 1959 e 1965, e nos EUA a partir de 1965, vindo a falecer em Santa Bárbara, na Califórnia, a 4 de Junho de 1978.

Comemorando o centenário do nascimento do escritor, o CLEPUL, através do seu Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas, organiza um colóquio internacional para o qual convidou alguns dos mais reputados especialistas do Autor, que abordarão diversas vertentes da sua obra vasta e multímoda. Poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, crítico e teorizador da literatura, historiador da cultura, tradutor, diarista, epistológrafo, tudo isto foi Jorge de Sena, mas sem nunca esgotar a sua funda ânsia de abarcar a totalidade do que é humano.

Pretende-se com este colóquio iluminar zonas menos conhecidas da obra seniana, fazer um balanço do estado da arte dos estudos sobre a obra do autor de Metamorfoses e perspectivar o muito que está ainda por fazer, nomeadamente no que toca ao diálogo de Jorge de Sena com os seus contemporâneos e com as gerações que lhe sucederam. Será publicado um volume com as intervenções realizadas.

Mais informações em https://centenariojorgesena.wixsite.com/home

jorgesena_0630523001334762254.jpg