A terceira edição do Simpósio Internacional História Cultura e Relações de Poder, que terá como tema “Revoluções no Mundo Lusófono: Rupturas e Permanências”, ocorrerá nos dias 29 e 30 de abril de 2019 na Universidade de Lisboa, mês em que se comemora os 45 anos da Revolução dos Cravos. Com o tema “Revoluções no Mundo Lusófono: Rupturas e Permanências”, a terceira edição pretende reunir pesquisadores das mais diversas instituições e países que desenvolvam trabalhos nas áreas de História, Literatura, Política, Relações Internacionais, Sociologia, Economia, Filosofia, Cultura e Artes em geral.

O objetivo é discutir acerca dos processos políticos, sociais, artísticos, económicos e intelectuais, etc., ocorridos nos países lusófonos. Serão bem-vindas pesquisas que, dentro de uma perspectiva comparatista histórica interna e/ou transnacional, abordem as ideias de rupturas e permanências ocorridas nestes processos, assim como a influência mútua das relações e processos históricos, tanto no período colonial quanto no período pós-independência, entre os países que hoje integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

As inscrições devem ser realizadas até 31 de dezembro de 2018 - data limite para submissão dos resumos - o valor da inscrição é de 90 euros. Após essa data, o valor é de 120 euros.

Enviar resumo entre 150 e 250 palavras, contendo Eixo temático (lista abaixo), Título da proposta, autor (es) e e-mail para IIIsimposioculturapoder@gmail.com  (o resumo deverá estar em formato Word ou PDF). As línguas do congresso são português e espanhol.
A Comissão Científica fará uma seleção das propostas e comunicará a sua decisão de aceitação ou recusa, que será comunicada por e-mail até 30 de janeiro de 2019.

As alocuções não deverão exceder 20 minutos, mesmo com dois oradores.
Mais informações em https://seminariohistoriaf.wixsite.com/2019