Nos próximos dias 22, 23 e 24 de outubro, decorrerá na Faculdade de Letras de Lisboa o Congresso Internacional "Nicolau Chanterene e a prática escultórica no contexto das artes do século XVI".

Este evento científico é uma organização do ARTIS – Instituto de História da Arte (FLUL) e do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (FLUL), em parceria com a CIDH – Cátedra Infante D. Henrique para os estudos Insulares Atlânticos e a Globalização (UAb) e com a Escola Superior de Artes Aplicadas (IPCB); contando, ainda, com o apoio da Red Temática de Investigación Cooperativa sobre el Arte Tardogótico (Siglos XV-XVI).
Pretende-se que este congresso seja um fórum de debate e de reflexão sobre as últimas investigações científicas desenvolvidas no contexto da escultura do Renascimento, em Portugal e na Europa, e, assim, reunir um conjunto significativo de investigadores, nacionais e internacionais, que nos seus trabalhos abordem as diversas problemáticas definidas como áreas temáticas do congresso:

- Nicolau Chanterene e o seu tempo
- Intercâmbios de artistas, formas e ideias em Portugal e na Europa
- Prática escultórica e suas especificidades
- Técnicas e materiais
- A escultura no contexto da arquitetura
- Geografias oficinais
- Estéticas em diálogo: Tardo-gótico e Renascimento
- Escultura e iconografia
- Fontes e modelos
- Teoria da imagem
- Práticas de conservação e restauro de escultura
- Património escultórico no contexto do colecionismo e da museologia

Neste sentido, solicita-se a melhor divulgação deste evento e do respetivo call for papers e outros materiais que seguem em anexo.

DATAS IMPORTANTES

30 de abril de 2018
Data limite para envio de propostas de comunicação

30 de maio de 2018
Data de anúncio de aprovação das propostas de comunicação

Mais informações e inscrições:
https://chanterene2018.wixsite.com/congresso