GABINETE DE ESTUDOS VICENTINOS (GEV)

O GEV é um grupo de investigação e de divulgação, integrado no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), polo da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização.

Considerando o vastíssimo património histórico, material e imaterial, formado pelas fundações vicentinas, o Gabinete de Estudos Vicentinos surge para responder ao desafio que essa valiosíssima herança histórica representa para a cultura portuguesa.

Assim, o GEV tem os seguintes objetivos:

- Identificar e dar a conhecer a pluralidade de expressões do património religioso, social, científico e cultural produzido em Portugal pelo carisma de S. Vicente de Paulo, desde o século XVIII.

- Inventariar e estudar a documentação relativa ao património vicentino português existente em arquivos e bibliotecas nacionais e estrangeiros.

Promover a revisitação do pensamento e da obra do santo da caridade, mostrando a sua atualidade e o seu contributo para a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária.


Coordenador:
Luís Machado de Abreu

Consultor:
José Eduardo Franco

Investigadores:
Madalena da Costa
Eugénia Magalhães
Margarida Nobre