Coordenação: Isabel Ponce de Leão, com assessoria de Sérgio Lira

O Polo do CLEPUL do Porto resulta de um protocolo de cooperação entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o CLEPUL e a Universidade Fernando Pessoa, assinado em dezembro de 2011. Está sediado na Universidade Fernando Pessoa, edifício das pós-graduações, sala Sousa Costa.

Interdisciplinaridade, institucionalidade e geracionalidade são os princípios orientadores que estão na génese deste Polo, que pretende potenciar a investigação e o cruzamento das diferentes áreas do saber de acordo com as idiossincrasias da Instituição que o acolhe.

O Polo está, presentemente, organizado em 4 grupos de trabalho: 

I. Saúde e Estética (coordenadores: Carlos Mota Cardoso, Eduardo Paz Barroso, Isabel Ponce de Leão)
II. Cultura e Património: Memória e Literatura; Ciência Política; História do Livro (coordenador: Sérgio Lira)
III. Literaturas e Culturas: Literaturas de Língua Portuguesa e migração; Identidade e herança nas literaturas latino-americanas; Literaturas anglo-saxónicas (coordenadores: Ana Maria Toscano, Fernando Hilário, Isabel Patim)
IV. Estudos Canadianos (coordenador: Isabel Patim)

Estes grupos filiam-se nas linhas de investigação já existentes, havendo também lugar a uma área de Projetos Autónomos. Nele trabalham investigadores e professores das Faculdades de Ciências Humanas e Sociais e de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, que asseguram a coordenação, e investigadores doutorados provenientes de outras instituições. Poder-se-ão ainda enquadrar mestrandos e doutorandos que assim apuram o domínio das metodologias de investigação e aprofundam conhecimentos nas suas áreas de especialização.

Tem neste momento os seguintes projetos:

- e-médico +  (http://e-medicos.org/), 
- Museu Virtual Agustina Bessa-Luís (http://museu.agustina.org/