DA LATINIDADE AO MULTICULTURALISMO

Coordenação: Luísa Maria Soeiro Martinho Antunes Paolinelli


O Polo do CLEPUL da Madeira resulta de um protocolo de cooperação entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o CLEPUL e a Universidade da Madeira, assinado em Novembro de 2012. 

O desenvolvimento da pesquisa e a criação de um espaço de reflexão nas áreas da Latinidade, Multiculturalismo e Lusofonia são os princípios orientadores que estão na origem deste Polo, que pretende potenciar na Madeira a investigação e a produção, numa perspetiva interdisciplinar e internacional.

Sendo a ilha da Madeira, desde o seu povoamento, uma plataforma giratória entre Portugal e o resto do mundo, os elementos que trabalham no Polo do CLEPUL da Madeira espelham a cooperação entre regiões e povos. Nele trabalham investigadores e professores das Universidades da Madeira e da Universidade de Lisboa, que asseguram a coordenação, e de instituições de vários países, desde a Universidade de Univille (Santa Catarina, Brasil) a investigadores e doutorados provenientes de academias europeias. Estão também enquadrados mestrandos e doutorandos que, com a participação em vários projetos, desenvolvem o domínio das metodologias de investigação e aprofundam conhecimentos nas suas áreas de especialização. 

Este Polo está sediado na Universidade da Madeira, edifício da Penteada, na sala 1001.