Coordenação: Ernesto Rodrigues

Na sequência do Colóquio Internacional Timor-Leste: Quinhentos Anos em Contacto com o Mundo, organizado em outubro de 2012, na Faculdade de Letras de Lisboa, e do Colóquio Timor-Leste no Espaço de Encruzilhadas Culturais, em fevereiro de 2013, na Biblioteca Espaço por Timor, em Lisboa, deve haver continuidade no apoio da inserção dos primeiros investigadores universitários timorenses no vasto mundo da lusofonia. 

Acresce que, em novembro de 2012, a Universidade de Lisboa (UL) concedeu, pela primeira vez em Portugal, o título de Doutor a um estudioso timorense, entretanto contratado pela Universidade Nacional de Timor-Leste, e uma segunda timorense é doutoranda do coordenador deste novo Gabinete. Com o apoio destes e de especialistas portugueses da UL, é possível conhecer melhor a presença lusíada no outro lado do mundo e secundar os esforços nascentes do ensino superior timorense.


Objetivos 


Divulgar e apoiar a crescente internacionalização da cultura leste-timorense, seja no universo lusófono, seja nas instâncias internacionais, nomeadamente, europeias. 


Projetos


1. Edição, em papel e online, de dissertações e teses universitárias.
2. Organização de colóquios e congressos internacionais.
3. Lançamento de site que dê visibilidade ao intercâmbio internacional sobre Timor-Leste.


Investigadores: Nacionais, Timorenses, Australianos