GABINETE DE EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO, COACHING E CIDADANIA

Configuração Temática

Com o Gabinete de Educação para o Empreendedorismo, Coaching e Cidadania (GE2C2) pretende-se investigar a temática da promoção da cultura empreendedora segundo uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar. Para isso, recorrer-se-á à reflexão científica e ao desenvolvimento experiencial expressos nos mais diversos e complementares estudos de especialistas, e em diferentes projetos empreendedores. Serão trabalhados temas como o talento individual e a inteligência coletiva, a originalidade e a cooperação. Neste contexto, a investigação sobre o coaching justifica-se por verificarmos que este constitui uma estratégia privilegiada no processo de desenvolvimento de pessoas criadoras e de organizados sustentáveis. Além disso, a produção cientifica e as propostas pedagógicas desenvolvidas visam a colaboração no desenvolvimento de pessoas e de profissionais com consciência social, enquadrando-se para isso, o trabalho da educação para o empreendedorismo numa lógica da cidadania responsável. A relevância do GE2C2 no contexto atual justifica-se pelo facto de o dinamismo da sociedade e do mercado de trabalho reclamarem a investigação sobre como inovar disruptivamente na transformação das pessoas e das organizações de modo a ter presente as estratégias fundamentais de uma cultura empreendedora. Nesse sentido, este gabinete de estudo enquadra-se nas linhas de investigação da Cátedra Infante Cátedra Infante dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, da Universidade Aberta.


Campo epistemológico

O campo epistemológico do GE2C2 fundamenta-se nas publicações científicas  recentes sobre as soft skills, a pedagogia empreendedora, o coaching e a cidadania. Estes fundamentos temáticos serão investigados de um modo privilegiado segundo a abordagem das Ciências da Educação, com em diálogo cientifico com a Psicologia da Educação, a Sociologia da Educação, a Gestão e a Economia. Serão realizados estudos quantitativos e qualitativos, visando sempre a produção científica conducente à transferência dos conhecimentos para o sistema educativo, para o tecido empresarial e para a própria sociedade em geral, uma vez que é almejada a promoção de um cultura empreendedora. A conjugação e interligação dos três conteúdos epistemológicos — educação para o empreendedorismo, coaching e cidadania — neste projeto de investigação justifica-se por estarem unidos pelo elemento cultural subjacente: a promoção do talento individual e da inteligência coletiva.


Objetivos

1. Investigar a problemática da educação para o empreendedorismo na sociedade portuguesa, sobretudo ao nível do sistema educativo
2. Investigar e validar cientificamente instrumentos pedagógicos que possibilitem a promoção das competências empreendedoras, do coaching e da cidadania.
3. Construir programas de educação para o emprendedorismo para todos os ciclos do desenvolvimento humano, desde a infância à idade avançada.
4. Realizar seminários e congressos sobre a educação para o empreendedorismo, o coaching e a cidadania.


Projetos

- Desenvolvimento de uma rede de investigação em educação para o empreendedorismo, o coaching  e a cidadania
- Publicação de um dicionário de educação para o empreendedorismo
- Publicação de papers e de obras sobre a temática atinente ao campo epistemológico do GE2C2
- Criação de um sistema de certificação em soft skills
- Investigação e validação de programas de educação para o empreendedorismo e a cidadania
- Criação de programas académicos nas áreas da educação para o empreendedorismo, o coaching e a cidadania para públicos específicos


Coordenação

Jacinto Jardim (PhD)

Investigadores

Jacinto Jardim (PhD)
José Eduardo Franco (PhD)
Susana Mourato Alves-Jesus 
Anabela Pereira (PhD)
Filipe Castro Soeiro (PhD)
Sónia Galinha (PhD)
Paulo Alves (PhD)
Ramiro Marques (PhD)
Cláudia Calheiros
Florentino Bernardes Franco 
Mónica Cardoso 
Rita Balsa de Pinho 
Rute Bernardes


Publicações

Jardim, J. (Coord.) (2015). Brincadores de Sonhos. Lisboa, Portugal: Theya Editores. ISBN 978-989-8814-22-7.
Jardim, J. (Coord.) (2015). Brincadores de Sonhos — Roteiro para Docentes e Formadores. Lisboa, Portugal: Theya Editores. ISBN 978-989-8814-22-7.
Jardim, J., & Franco, J. E. (Coord.) (2013). Portugal Empreendedor: Trinta Figuras Empreendedoras da Cultura Portuguesa – Relevância dos Modelos para a Promoção do Empreendedorismo. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional Casa da Moeda. ISBN 978-972-27-2191-2.
Jardim, J. (2012). 10 Competências Rumo à Felicidade: Guia Prático para Pessoas, Equipas e Organizações Empreendedoras (2ª ed.). Lisboa, Portugal: Instituto Piaget. ISBN 978-989-659-038-3.
Jardim, J. (2010). Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais: Estudo para a Promoção do Sucesso Académico. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget. ISBN 978-989-659-038-3.
Jardim, J., & Pereira, A. (2006). Competências Pessoais e Sociais – Guia Prático para a Mudança Positiva. Porto, Portugal: Edições ASA. ISBN 9789724147871.

Mais informações e contactos aqui.