Coordenação: Annabela de Carvalho Vicente Rita

O objetivo deste Grupo é o estudo de aspetos mais representativos da evolução estética do Romantismo à Contemporaneidade Portuguesas em função do diálogo entre as Artes (no sentido mais lato do conceito) e da sua inscrição textual em motivos que o sinalizam. Ainda que a Literatura Portuguesa mantenha um maior enfoque do trabalho por tradição deste Centro de Investigação, ela será perspetivada interartisticamente e na relação que mantém com as suas homólogas lusófonas e europeias.

Pela sua natureza, a investigação implica o diálogo com e entre diferentes áreas disciplinares, o que se exprime em muitas das suas realizações e programas de ação, e no trabalho desenvolvido em rede com outros Grupos de Investigação do CLEPUL (em especial, 3, 5, 7 e Projetos Autónomos).

O Polo do CLEPUL na Universidade Fernando Pessoa (Porto), sob a coordenação da Professora Doutora Isabel Ponce de Leão e Assessoria do Prof. Doutor Sérgio Lira, constitui um núcleo de investigadores deste Grupo de Investigação, confluindo toda a reflexão desenvolvida para realizações comuns.