Coordenação: Serafina Martins

O Grupo de Investigação 1 dedica-se ao estudo da Literatura e Cultura Portuguesas, também nas suas relações com o mundo lusófono. São assim diversas as atividades de pesquisa em curso, com destaque para a valorização da obra de grandes autores, a reflexão crítica sobre a literatura e o seu ensino e a produção de instrumentos de trabalho de referência. A investigação é em parte realizada por jovens estudantes de Mestrado e Doutoramento da FLUL, com supervisão dos especialistas que coordenam os projetos.
 
Cruzando a filologia e os estudos queirosianos, ficou em 2016 concluída a edição genética de um autógrafo inédito de Eça, contendo primeiros capítulos de A Ilustre Casa de Ramires, em sucessivas redações, que se sobrepõem em muitos dos 184 fólios que o compõem. O estudo da obra de Fernando Pessoa, e do Livro do Desassossego em particular, originou já a realização na FLUL de três Colóquios Internacionais e a publicação dos volume Central de Poesia. A recepção de Fernando Pessoa (2011) e Central de Poesia. O Livro do Desassossego (2014), estando em preparação mais um livro. Em torno de Jorge de Sena, ressalta o delinear de uma antologia crítica da sua riquíssima Correspondência, de 1937 a 1978, e a criação de um Prémio de ensaio com o seu nome (cinco edições). O estudo do conto português levou à conceção de uma Base de dados disponível online, registando, numa primeira fase, os títulos e autores de contos originais portugueses publicados em Portugal entre 1838 e 1900.

Ainda no âmbito do estudo da narrativa breve, o apoio ao ensino da literatura portuguesa concretizou-se na realização do volume de ensaios O Domínio do Instável. A Jacinto do Prado Coelho, de antologias críticas do Conto Português e de O Conto na Lusofonia  (cinco volumes publicados, um título em fase de conclusão) e na realização de três Colóquios Internacionais sobre as literaturas de língua portuguesa para crianças e jovens.